08 novembro 2007

Intermission

"Era mais importante ensinar a humildade aos amigos do que desafiar os inimigos com a verdade (Plus enim erat amicos docere humilitatem, quam inimicis exprobrare veritatem )".
Santo Agostinho

Quando criei um blog com comentários abertos para anônimos, sabia muito bem o tamanho do vespeiro onde enfiaria a mão. Mas o que muitos de vocês estão fazendo não é engrandecer a discussão, é atacar de maneira irracional. Discordam de mim? Tudo bem, mas me chamar de "psicopata sem nada para fazer" não me fará mudar de idéia. Tenho a mente aberta e respeito a opinião alheia - usem palavras coerentes e façam críticas pertinentes que não hesitarei em admitir um erro ou mudar de idéia.

Você, leitor, é meu colaborador, meu espião, meu corretor ortográfico, meu puxador de orelha e, por que não dizer, meu professor. E se tem uma coisa que respeito é professor. Então, por favor, antes de escrever bobagens cheias de fúria sobre o pieguismo dessa suposta lição de moral, pense que, ao deixar um comentário, você se torna meu co-autor, e que o você tem a dizer pode mudar radicalmente o que eu já tiver dito.

Valorizem o papel de vocês como co-autores, não desperdicem o espaço dos comentários com picuinhas infantis, ironias ofensivas e gratuitas, inferências sem pé nem cabeça sobre o que me motiva a escrever aqui... parem de atirar pedras a esmo e comecem a raciocinar sobre as críticas que têm a fazer antes de fazê-las, para que as palavras de vocês ganhem sentido, significado e importância.

E não, até agora vocês não me convenceram de que a /pann foi injustiçada (aliás, os recados que ela própria me deixou no Orkut já praticamente impossibilitam que eu algum dia venha a reconsiderar a presença dela aqui no Blog, infelizmente).


Um abraço,
Steve

PS: pessoal, apagar comentários e posts não resolve nada. Sou a favor da responsabilidade de expressão e acho que censurar ou outros (ou se auto-censurar) não nos permitirá ir adiante em nenhuma discussão.

16 comentários:

Anônimo disse...

É incrível, mas a suposta "liberdade de expressão" foi censurada. Comentários repletos de fúria? A verdade incomoda muita gente, inclusive você, Steve. Meu comentário era coerente e BEM embasado, diferente dos seus.

Deletar um post com comentários que vão de encontro com o que você pensa não é razoável nem condiz com o que você escreveu no post. É aí que vemos a hipocrisia com que você escreve e engana seus "leitores".

E viva a ditadura e à corja daqueles que adoram ter a razão para si: Jude, Tati e Steve. O trio imprestável. É por isso que sai da comunidade, por pessoas como você.

A única que ainda fala coisas interessantes é a Twiggy. Esta sim, deveria dar sua opinião por aqui. De resto, acho todos um bando de hipócritas. Todos, sem exceção.

Anônimo disse...

nossa, que que foi? eu cheguei a ler o post anterior e alguns comentários. nem quis comentar porque eu teria que escrever uma tese. mas o que foi? o pessoal saiu do blog? vc tá sozinho, steve?

por isso que desisti de orkut, quase todos os blogs e tal. sempre acaba assim... infelizmente. porque discussão é saudável! mas sempre um lado parte pra ignorância. por isso que ando preferindo ler um livro...

Rodrigo Braga Alonso disse...

Por masoquismo mesmo eu fui dar uma olhada na comunidade e achei esse comentário da Jude:

"E quero acrescentar: não vou responder nenhuma provocação nos comentários do blog – ouviu, Rodrigo-anônimo?

Bom, esse anônimo aí de cima não sou eu, se é isso que ela quis dizer.
-
Se é pra me justificar (e eu não deveria estar fazendo isso, mas enfim, tenho um tempinho).
Eu nunca diria "A verdade..." bla bla bla porque eu não acredito nessa tal "A Verdade".

Segundo que eu não tenho nada contra a Tati, estou até esperando ela aparecer no msn pra passar um roteiro de uma história que eu escrevi pra ver se ela desenha.

Não tenho nada contra o Steve também, falei com ele em um tópico só na comunidade e ele nunca me fez nenhum tipo de mal.

Tenho algo contra a Jude, mas não vou falar sobre isso, de qualquer forma, eu jamais atacaria ela "anonimamente".
-
Defendida minha "dignidade" (como se eu tivesse alguma - como se valesse alguma coisa), me despeço.

Anônimo disse...

Com esses últimos posts, eu também ando preferindo fazer qualquer outra coisa que não seja entrar aqui. Discussões chatas, desentendimentos o tempo todo, ninguém se respeita mais. E me desculpem, mas acho que nenhum dos lados está certo. Este blog anda me deixando de saco completamente cheio. Não volto mais aqui. Nem na comunidade.

Anônimo disse...

Nossa, o que eu perdi? Tem muita gente odiada por aqui. E fazem por merecer...

Steve disse...

Não sei porque as meninas me abandonaram. Não apago nada, sou totalmente contra censurar o que quer que seja. Se alguém apagou algo, provavelmente foi a autora do post, a própria Jude. Eu jamais tomaria esse tipo de atitude, mesmo que vocês xinguem a minha mãe...

Aliás, se o "eloquente" primeiro anônimo tivesse se dado ao trabalho de ler o meu "PS", teria visto que defendi a liberdade de expressão (aliás, a RESPONSABILIDADE de expressão), afirmei que sou totalmente contra apagar/censurar e ainda disse bem claramente que NÃO SOU O DONO DA VERDADE - como eu ESCREVI no post, o que VOCÊS têm a dizer pode modificar completamente qualquer coisa que eu já tenha dito. Mas vir criticar por criticar é mais fácil e mais legal do que se DAR AO TRABALHO DE LER, não é mesmo?

Fazer o quê, né? E já que você saiu da comunidade, sr. Anônimo nº1, aproveite para parar de visitar o blog só para escrever besteira - ou pelo menos LEIA os posts antes de fazer comentários.

No mais, se apenas a Twiggy é interessnte, pegue o MSN da moça e vá conversar diretamente com ela, não perca seu tempo com um idiota hipócrita como eu.

Um grande abraço cheio de carinho e compreensão para você!

Anônimo disse...

Pois então, cara Jude, este é o Rodrigo que você falava. Rodrigo, me desculpe, mas eu jamais havia dito que eu era você. Até porque não sou. Jude e seus pré-julgamentos cometeram mais um erro crucial. O Rodrigo é novo na comunidade, eu já fazia parte dela há um bom tempo. Mas, como posso ver, você não sabe quem sou. Melhor assim. Então, amiga, deixe o Rodrigo em paz, porque, para seu espanto, existe mais uma pessoa que lhe tem desprezo, além do rapaz que você acusou injustamente. É, você é mais odiada do que pensa.

Bom, só vim aqui deixar claro que eu sou eu e não sou o Rodrigo que Jude acusou injustamente, como sempre em seus pré-conceitos imutáveis.

Um abraço e fui.

Anônimo disse...

Bom, não critiquei por criticar, critiquei fundamentado naquilo que não concordo. E com bons argumentos. E claro, ser contrário ao que você pensa é dizer besteiras. Você e Chaves dão ótimos ditadores.

Ô meu velho Steve, um outro abraço cheio de carinho para você.

Aliás, um abraço por trás, como você gosta!

Anônimo disse...

vcs falam em ódio com uma facilidade... depois, o steve q é ditador.

o anonimo era membro da comunidade, odiava e falava mal dos fotologgers e agora passou a odiar os próprios membros...

certas pessoas só querem odiar...

Anônimo disse...

Quando escrevi aquele post, queria entender um pouco melhor a dinâmica em que todos nós estamos inseridos. E usei como base os textos de alguns sociólogos – e não, não existe comprovação científica pra

Quando escrevi aquele post, queria entender um pouco melhor a dinâmica em que todos nós estamos inseridos. E usei como base os textos de alguns sociólogos – e não, não existe comprovação científica pra nenhuma tese sociológica. Então, se o anônimo quiser chamar de “achismo”, ok.

Além disso, queria que as pessoas pensassem um pouco além, que percebessem que o blog não é uma causa pessoal, lugar de picuinhas. Ninguém aqui odeia ninguém (exceto o anônimo, que me odeia. Oi.), até porque ninguém se conhece. Quando muito, trocamos algumas palavras mais acaloradas numa comunidade de Orkut. Mas parece que da mesma forma que existem pessoas dispostas a amar os poploggers por uma meia dúzia de fotos, existem aqueles dispostos a odiar por um punhado de palavras. Os sentimentos são líquidos mesmo. Ou seja: não acredito na consistência deste ódio, assim como não acredito na consistência do amor dos fãs dos fotologgers.

Meu caro, você está “tentando” odiar figuras que você mesmo inventou! Até posso exemplificar pra você: outro dia, li um livro péssimo. E o autor é amigo da minha mãe e uma pessoa adorável. Pela sua linha de raciocínio, eu deveria odiá-lo, sim? Mas não, meu caro. Autor e obra são “coisas” distintas. Então, por favor, não perca o seu tempo me odiando, odeie as minhas opiniões – se te trouxer algum conforto.

Sempre deixei claro que o meu objetivo na comunidade era refletir sobre mim mesma e, com isso, mudar e crescer. Então, estar errada sobre algum assunto é uma excelente oportunidade de crescer. Perder é ganhar, anônimo. E eu adoro perder.

Então, admito: errei, ao deletar o post. Porque acabei censurando uma discussão. Mas, se o fiz, foi porque entendi que o anônimo tinha a pretenSão de levar pro lado pessoal.

Enquanto a discussão está no campo das idéias, acho válido, aprendo e gosto. Mas não era o caso.

Enfim, não tenho vergonha nenhuma de admitir os meus erros, os meus exageros. E, por isso, pedi desculpas ao Rodrigo algumas vezes. Infelizmente, ele não as aceitou. Então, façamos assim, anônimo: sinta-se livre pra discutir as minhas idéias (mesmo de forma agressiva, a escolha é sua). E, se eu perceber que você está certo, terei prazer em admitir os meus erros e aprender com você.

Ah, sim, se quiser reservar um pouco do seu ódio líquido a figura que você mesmo criou, também não me importo. Não acho que estejamos no mundo apenas pra amar.

Anônimo disse...

O blogger duplicou o meu texto.


Ô meu velho Steve, um outro abraço cheio de carinho para você.

Aliás, um abraço por trás, como você gosta!


E eu estava certa sobre o "levar pro lado pessoal".

Atenciosamente, equipe Jude.

Anônimo disse...

Ah, sim, estaremos estudando os nossos preconceitos, pra melhor servi-lo.

Anônimo disse...

Soh pra constar: nao sou os ultimos anonimos que comentaram, mas preciso dar o MEU parecer.

Opa! E voces, nao odeiam sem conhecer? Nao julgam sem conhecer? Ou voces acham que conhecem alguem virtualmente? Obviamente voces nao conhecem ninguem, alem de observar poucas linhas escritas e algumas carinhas estampadas. Mas voces odeiam, julgam, criticam. E se acham no direito de falar mal dos outros ou sair emitindo opinioes sobre quem nunca viram na vida, nunca sentaram pra conversar. E, claro, quando a critica ou o desafeto eh com voces, a figura muda, o discurso eh outro. Nao existe argumento que justifique isso. Nao existe mesmo.

Anônimo disse...

"Opa! E voces, nao odeiam sem conhecer?"

Quem que odeia quem aqui?
Amor e ódio... Vocês não sabem do que estão falando...

Anônimo disse...

Acho que vocês deveriam ignorar os comentários idiotas e continuar com o blog!

Anônimo disse...

Fiz um comentário sobre a vocês no blog.
Na verdade é em geral ao povo da comunidade, tati e afins
http://antitativiana.blogspot.com/